domingo, 14 de fevereiro de 2016

Todos os alunos da minha disciplina - Instruções básicas para os trabalhos

Olá!!! 
Esse post será sobre as normas de produção dos nossos trabalhos no decorrer do ano. SEM NEURA, por favor! 

Vocês já estão no ensino médio e é a última etapa antes de ingressarem na faculdade (nunca sabemos nosso futuro e as normas também servem para o mundo do trabalho). Fazer trabalhos na faculdade é um dos maiores problemas que o aluno calouro enfrenta, pois ele não conhece as normas de um trabalho científico, as chamadas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pois é. Elas são chatas, cansativas, cheias de "mimimi", mas são fundamentais na vida acadêmica. Sem elas, você nem sai do 1º período e logo desiste. Foi pensando nisso que adoto, para todos os meus alunos, uma introduçãozinha do que é um trabalho acadêmico. Claro que não vou exigir de vocês todas as normas, são complexas demais, mas um pouquinho delas não faz mal a ninguém! Quem tiver interesse em dar uma olhada nas normas por completo, só clicar aqui.


Obs.: Os trabalhos que vocês irão produzir, não devem conter Florzinhas, corações, recadinhos para o professor, margens coloridas, nada fofinho ou coisas do tipo. Isso não garante uma nota melhor. O que garante é o seu pensamento no desenvolvimento geral do trabalho, a sua perspectiva como sujeito da História. Eles devem ser entregues na data acordada e trabalhos fora do prazo valerão menos.

Os trabalhos podem ser feitos individualmente ou em grupos de até três pessoas (podendo haver exceções). Digitados e impressos, digitados e enviados por e-mail ou escritos manualmente, você escolhe o melhor modo. Veja cada um deles:

Trabalhos escritos manualmente:
Assim como os digitados, devem conter Capa, desenvolvimento, conclusão e referências . Lógico que não há uma letra padronizada, mas deve ser feito em papel A4 branco (pode conter margem ou não),

Digitados:
Os trabalhos digitados (impressos ou enviados por e-mail) devem seguir às seguintes orientações. Letra ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, margens de 2 cm de cada lado, no mínimo uma capa, um desenvolvimento (texto do conteúdo ), conclusão e referências.

Para quem quiser enviar por e-mail, deve fazer o trabalho em Word ou PDF e enviar ANEXADO (não usar o corpo do e-mail) na data correta para annamarmelo1@gmail.com



CAPA
A capa deve conter nome da escola, logo abaixo o nome do aluno, título (no meio da página) e local e data (no fim da página), como segue o modelo abaixo:



DESENVOLVIMENTO 
(texto do trabalho)

O desenvolvimento do trabalho é o texto propriamente dito. (Pode conter uma introdução, falando sobre o que contém o trabalho, mas NÃO É OBRIGATÓRIA A INTRODUÇÃO). 
O que vou cobrar no desenvolvimento é um texto rico, escrito por vocês após leituras de pesquisa. COPIAR E COLAR (o famoso ctrl C + ctrl V) não serão aceitos. 
O uso excessivo de citações em trabalhos acadêmicos é tão simplesmente a reprodução de conhecimentos já consolidados, é uma cópia da ideia de outros, deixando-se de criar novos conhecimentos, com críticas, argumentações e opiniões próprias. A função das citações é legitimar o conteúdo do trabalho. Portanto, ao apropriar de ideias de terceiros sem citar o autor, comete-se plágio - crime de violação de direito autoral, conforme estabelece a Lei n. 9.610 (BRASIL, 1998). 



CONCLUSÃO 
Parte final do texto, na qual são apresentadas as conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Na maioria das vezes, retorna-se à ideia apresentada na Introdução, mas com uma ênfase conclusiva. Expressões que podem ser usadas para concluir:
a) logo; 
b) portanto; 
c) dessa forma; 
d) levando-se em conta o que foi observado; 
e) esse conjunto de ideias apresentadas; 
f) tendo em vista os aspectos abordados;
g) assim, é possível pensar, entre outros; 
h) a investigação nos mostrou que...




REFERÊNCIAS 
(Quais materiais vocês consultaram para esse trabalho) 

 As referências podem ser qualquer tipo de material, além dos textos, como música, vídeo, documentário, oralidade, entre outras. O importante é que todas elas sejam apresentadas ao final de cada trabalho. A princípio elas não serão exigidas como nas normas formais, basta que apenas cite o livro ou o site de onde foram retiradas. Segue o exemplo abaixo: 





REFERÊNCIAS: 
EBAH. Manual para elaborar trabalhos acadêmicos. Disponível em:  http://www.ebah.com.br/content/ABAAABPQcAA/manual-p-elaborar-trabalhos-academicos?part=3 Acesso em 14 de fevereiro de 2016. 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema Integrado de Bibliotecas. Orientações para elaboração de trabalhos científicos: projeto de pesquisa, teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a American Psychological Association (APA) e o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (VANCOUVER). Belo Horizonte, 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 de fevereiro de 2016..


6 comentários:

  1. posso tirar do dicionário o significado de cada palavra dessa e digitar e enviara por email

    ResponderExcluir
  2. Eu não quero nada copiado. O Dicionario é um aliado para saber significados, pode usar desde que você leia e escreva com suas próprias palavras, mas lá não tem o local que ocorreu tal governo e o período, ou seja, pesquisa em livros e internet ou alguém que sabe do assunto é essencial.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Que bom Luiza! Pra isso que serve o Blog... Esteja sempre conectada!

      Excluir
  4. prof o vídeo n quer passa ,, o que eu faço ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc viu que tem um segundo link para abrir? Eu testei aqui e abriu normalmente. Tente de novo. Link: https://www.youtube.com/channel/UC4mGRD3WLYVVc4JI5LrXxUwAna

      Excluir